Para pensar

Ser bom é facil,
Dificil é ser justo.

terça-feira, 24 de maio de 2011

SOB SUSPEITA!!!



Semana passada em uma entrevista o presidente da câmara, o vereador Leonardo Arnobio, levantou suspeitas sob alguns contratos de serviços prestados a prefeitura do município de Taquaritinga do Norte. Em verdade o vereador apenas cumpre seu papel de fiscal do dinheiro publico.
Qual não é nossa surpresa, pois imaginávamos que viriam por parte da prefeitura todas as explicações que mostrassem de forma cabal e irrefutavelmente que todos os contratos são legítimos, legais e que estão na mais perfeita ordem técnica e moral, a prefeitura ao ser procurada limitou-se apenas a falar que tudo esta correto, e ainda ameaçaram entrar na justiça contra o vereador.
No entanto reproduzo um fragmento da nossa constituição federal. Constituição esta que deve ser seguida por todos os cidadãos brasileiros, inclusive prefeitos:
“Imunidades parlamentares são prerrogativas que asseguram aos membros de parlamentos ampla liberdade, autonomia e independência no exercício de suas funções, protegendo-os contra abusos e violações por parte do PODER EXECUTIVO e do judicíario.
== Espécies de Prerrogativas Parlamentares asseguradas na CF/88 == (denomina-se imunidade parlamentar a prerrogativa que assegura aos membros do parlamento o livre exercício de suas funções, protegendo-os contra processos judiciários tendenciosos ou prisão arbitrária.")- Darcy Azambuja
As prerrogativas parlamentares se distinguem em duas espécies principais, imunidades material e formal, mas há outras previstas no art. 53 da CF/88, com redação dada pela Emenda 35/01:
Imunidade Material -caput - Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas OPINIÕES, PALAVRAS E VOTOS.
A Inviolabilidade, por opiniões, palavras e votos abrange os parlamentares federais (art. 53, CF 88), os deputados estaduais (art. 27, § 1º, CF 88) e, nos limites da circunscrição de seu Município, os vereadores (art. 29, VIII, CF 88)- sempre no exercício do mandato.”

Isto posto, fica claro que não cabe processo algum, o cabe sim a prefeitura é dar explicações e provar por A+B que todas as obras elencadas pelo vereador realmente foram executadas.
Ameaçar o vereador, mostra uma matiz antidemocrática que não é saudável para ninguém. E nos remonta a um tempo que todos querem deixar no passado, tempo em que não se podia falar, tempo da mordaça, do garrote.
Todos os munícipes esperam ansiosos por estas explicações aja visto que esta se tratando de dinheiro do povo, e este mesmo povo não pode prescindir de recurso algum, pois a muito por se fazer.

sábado, 21 de maio de 2011



x



Este período pré-eleitoral esta começando com um fato inusitado. Criou-se em nosso município uma briga de Cia aérea. Uma vermelha outra azul, cada qual querendo passar a idéia que é proprietária de aeronaves mais eficientes e tem uma tripulação mais preparada. Porem vamos aos verdadeiros fatos, convindo-os a uma analise fria e sem paixões políticas.
Apesar de negarem ao maximo, e não admitirem de maneira alguma, os dois “comandantes” são mais parecidos do deixam transparecer em seus inflamados discursos. É publico e notório que ambos beberam da mesma fonte, e que são frutos da mesma escola política, por tanto com características muito próximas.
 Se não vejamos:

CIA 25

1-      Mudou uma escola de lugar, para no prédio funcionar a prefeitura, em um lugar maior e mais bonito. Obrigando os alunos a ter que se deslocarem para um colégio distante e de difícil acesso, sobretudo alunos do turno da noite;
2-      É bem verdade que aparelhou a maquina com correligionários e amigos íntimos do poder;
3-      Sempre viajou muito á Brasília, ate demais em relação a diminuta quantidade de recursos conseguidos nestas viagens, a bem da verdade só nos lembramos de ter conseguido o CAIC e alguma coisa no projeto ALVORADA;
4-      Sempre foi adepto do lema, ou esta comigo ou esta contra mim, perseguindo alguns funcionários públicos que se declaravam contrários as suas idéias;


CIA 40

1-       Sem ter por que nem pra que, adquiriu um automóvel de alto luxo para o gabinete do chefe do executivo. Despendendo de uma grande quantia de recurso apenas para seu bel prazer, justificando que como prefeito poderia fazê-lo. (aqui me socorro da Bíblia onde em 1º aos coríntios 6,12 esta escrito, TUDO ME PERMITIDO, MAS NEM TUDO  COMVEM);
2-       Efetivou a sua esposa, valendo-se de alguma brecha da lei orgânica, (mais uma vez peço auxilio ao livro sagrado, TUDO ME  PERMITIDO, MAS NEM TUDO CONVEM);
3-       Apesar de uma quantidade enorme de idas a capital federal o único recuso vindo de Brasília ate agora foi a pavimentação da rua JOSÉ JOVENTINO em PÃO DE AÇÚCAR, e, diga-se de passagem, que não foi ele quem pleiteou a verba. E olhe que já se foi 58,33% de seu governo;
4-       Ainda esta muito fixo em nossa memória a entrevista em uma radio da região onde afirma em alto e bom som, que quem não votasse em seus candidatos nas ultimas eleições deveria pedir para sair, ou ele de próprio punho os exoneraria.

Estes são apenas quatro tópicos dentre tantos outros que se olharmos mais de perto veremos semelhanças, para cada ato de um encontraremos um ato correspondente no outro.
De concreto o que temos é que o fato culminante para esta troca de farpas entre ambos foi a derrubada de uma estatua de um praticante de vôo livre postada no trevo que leva da BR104 a sede do município, uma estatua de muito mau gosto por sinal.
Na verdade, a atual gestão acabou, aniquilou com o esporte no município, não só o vôo livre, mas todos os esportes amadores.

Por fim amigos. Digo que bem medido e bem pesado, ambos são muito próximos. Apesar de este não ser o perfil de nosso blog, sou obriga a concordar com uma expressão que li no BANANA TOXICA, “es la bosta hablando de La mierda”.