Para pensar

Ser bom é facil,
Dificil é ser justo.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Na contramão do mercado

Surge em Pão de Açúcar a ideia de se formar uma feria livre de confecções, a popular feira da sulanca. Ideia gerada nos gabinetes da prefeitura. Porém será que esta é uma boa ideia, ou é apenas mais um factoede eleitoreiro de quem não esta conseguindo mostrar ações que realmente mude a imagem que é o povo de Pão de Açúcar tem desse grupo?
Vamos aos fatos: especula-se que em novembro será criada uma mega-feira de sulanca em Pão de Açúcar, feira esta que funcionará segundas e terças, no mesmo dia há as feiras de Caruaru, Toritama e Santa Cruz, portanto o que levaria um comprador adentrar em Pão de Açúcar para fazer suas compras e não seguir direto e fazê-las em Santa cruz onde fatalmente haverá muito mais opções de mercadorias. Uma simulação para entendermos melhor, determinado freguês vem com uma encomenda de mosqueteiro da Paraíso, lingerie da Magda, camisas Rotulo do Corpo e shortes da Rota do Mar, pois bem ele entra aqui e compra os mosqueteiro e as camisas e vai para santa cruz comprar o restante da encomenda, perdendo tempo com esta parada, ou seguiria direto e faria todas as compra em um só lugar onde encontraria todas as peças. O que você faria?
Outro ponto. Instituições de extremo respeito que ha anos vem auxiliando micro e pequenos empresários como o SEBRAE fez recentemente uma pesquisa onde constatou-se que as feiras estão perdendo em volume de negociação cerca de 20% ao ano, isto há alguns anos, quem negocia nas férias já percebeu a veracidade dessa pesquisa, não temos mais fins de anos de estouro de vendas como no passado. Para o SEBRAE a criação de parques de feiras, como esta ocorrendo na região só faz aumentar os custos das empresas dificultando ainda mais o já cansado ramo de confecção. Creio que quem trabalha no Santa Cruz Moda Center percebe claramente que em se falando de volume de vendas a mudança foi muito ruim, diminuiu-se consideravelmente o volume de vendas.
Agora pergunto, será que a prefeitura conhece o SEBRAE e reconhece a importância dele para todos os ramos de atividade? O SEBRAE esta lá pronto para ajudar qualquer um que vá em busca de auxilio, se querem fazer uma coisa seria que realmente dê resultados procurem se informar e medir a viabilidade de seus projetos. Agora se intenção e apenas de criar noticia para manter o nome em evidencia visando outubro próximo ai a historia é outra. Há algumas semanas vieram com uma estória de um gasoduto que passaria em Pão de Açúcar e assim ajudaria as empresas locais, imagino eu como será a engenharia para fazer uma overlok trabalhar a gás natural, esta eu que ver de perto.
Há duas semanas houve em Santa Cruz uma audiência pública para debater o novo sistema tributário do país, estavam presentes deputados, representantes da secretaria da fazenda do estado, entidades de classe em fim toda uma gama de interessados no assunto, da prefeitura de Taquaritinga mingúem. Isto mostra como a prefeitura esta preocupada com os comerciantes da cidade. Fato curioso é que presidindo a audiência estava o deputado Sebastião Rufino, ele que por mais de uma vês foi o candidato do atual prefeito. Mas talvez o prefeito não saiba que Taquaritinga, graças aos confeccionistas, agora faz parte do projeto POLO DE CONFECÇÃO DO AGRESTE, e com o advento do supersinples aumentou consideravelmente a carga tributaria da região é de suma importância debater para encontrarmos uma solução para este problema. Mas como na audiência só estavam os interessados no assunto não compensa ir ou mandar alguém, já uma feira todos vêem fica-se bonito na foto. Uma feira é muito mais espetaculoso.
Não se pensa no se pode fazer para ajudar o povo, não digo ajudar dando as coisas como é de habito, admito porem que o próprio povo explora, mas uma ajuda substancial que mude a realidade da população para que ela não mais tenha que viver nas portas da prefeitura pedindo algo.

2 comentários:

Unknown disse...

Há muita expeculação em torno disso e pouca atitude.

gilsoncadu disse...

meu caroleo primeiro gostaria de parabenizar pela excelente reportagem
poxa é muito bom ter jovens em nosa terra com espirito de guerreiro que realmente ame a sua terra, é isto que voçe tem demostrado em seus comentarios.
Um outro absurdo que eu acho é dizem que a prefeitura arrendou a usina pra fazer o centro administrativo da vila, oh quanta inbecialidade. e querem aparecer, apareçam com seu dinheiron nao com o pouco que sobra do dinheiro do povo, pois pra mim investir no que é dos outros é uma imbecialidade, veja o que aconteceu com o paulo da churrascaria agpra investyir na usina , e se de uma hora pra outra ela for leiloada, o nosso dinheiro vai pro ralo, oh idiotas acordem oposição deixem deconversarem tanto queremos mais ação, é pra isto que voçes recebem e bem.