É muito bonito ouvir das pessoas que administram Taquaritinga que nossa cidade é uma cidade turística por causa disto, por causa daquilo. Mas será que eles têm razão? Taquaritinga já está preparada para receber esta nomenclatura de CIDADE TURÍSTICA, ou será que ainda somos, por enquanto, espero uma cidade com um grande potencial turístico? Convido-os a refletir um pouco sobre o assunto.
Primeiro uma cidade turística tem turistas o ano todo, lógico que há a temporada de alta, mas mesmo na baixa temporada você sempre terá gente visitando estas cidades. Na época de baixa as pessoas hospedam-se, na cidade, quando por pouco tempo, por um fim de semana, na alta temporada esse tempo pode, e geralmente, é estendido, afinal de contas as pessoas estão de férias e querem mesmo é aproveitar. Não me consta que Taquaritinga viva sempre com visitas. A não ser nos eventos, mas disto falaremos mais pra frente.
Outro ponto é cultural, cidades turísticas, as pequenininhas com é o nosso caso, o povo tem o turismo como cultura, o turista é a mola mestra da economia local, por isso é bem tratado, chegando quase a ser paparicado, por todos os moradores. Vou lhes contar uma historinha que aconteceu com um grupo de amigos que estava de férias em uma cidade, que não revelar o nome para evitar comparações e esse não é o propósito, e sim que a gente perceba se tratamos os nossos turistas de forma parecida. Pois bem, estes amigos, um grupo de cinco pessoas, estavam na cidade ha dois dias, na noite do terceiro dia haveria um show, como o hotel era próximo ao lugar do evento decidiram ir a pé, qual não foi a surpresa que no meio do caminho começa uma forte chuva, eles não tinham guarda-chuva, com certeza assistiram ao show absolutamente encharcados, mas caminhava a sua frente um rapas que estava com um guarda-chuvas, os amigos começaram a brincar, como é próprio de nossa região, falando que ele poderia lhes emprestar o guarda-chuva, inesperada foi a reação do rapaz que simplesmente virou-se e lhes entregou o tão desejado objeto, surpresa geral, o rapaz falou que pegaria o ônibus ali próximo e que podiam ficar com o guarda chuvas que depois ele pegaria no hotel, e seguiu caminhando na chuva. Só após chegarem ao hotel souberam que a rapaz era funcionário lá, e havia acabado seu turno aquela hora. Agora pergunto se fato semelhante ocorre-se aqui, penso que o turista iria pro show igual a um pinto molhado. Falta-nós a cultura turística, já vi ser negado água para se por em um carro que esquentara subindo a serra.
Dia destes ouvi a secretaria da pasta de turismo, lamentando em uma entrevista que as cidades vizinha não mais comentavam sobre Taquaritinga, fiquei a imaginar como pode um lugar se desenvolver turisticamente com um pensamento apequenado deste. As pessoas estão pensando turismo de forma limitada a eventos, onde você enche a cidade por uma noite e de madrugada 95% das pessoas já tem ido embora. O pior é que se acha isso um sucesso absurdo.
O turismo deve ser tratado de forma profissional, deve ter uma forte ação de governo, o setor empresarial investir em infra-estrutura e os trabalhadores procurarem permanente capacitação. Este tripé sustenta o turismo em qualquer lugar que queira ser lembrado com um bom lugar para se visitar. Parcerias, como as que houve no passado com instituições como, SEBRAE, SENAI e SENAC, para capacitar as pessoas que operam no turismo, deveriam ser retomadas o mais breve possível. Criação de um simples centro de informação ao turista, um cadastro de guias e o credenciamento destes, já ajudaria muito. E vamos deixar de dar tanta importância aos mega eventos, pois é um investimento sem retorno, e só atrai o publico da redondeza. Pensem turismo de forma séria.
Um comentário:
Eu só quero saber quem foi que disse um dia, que Taquaritinga é um ponto turístico... que o clima é agradável, com certeza, mas ponto turístico...
Parabéns ao camarada Leo pelo artigo!
Postar um comentário